quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

::Cuidado com suas motivações

O que te motiva a seguir em frente?

Ontem assisti a primeira parte da micro serie “Gonzaga de Pai para Filho” apresentado na TV aberta a qual o formato original (filme) não vi no cinema. O que me chamou atenção foi que o preconceito e discriminação racial sofrida pelo personagem central, o saudoso Luiz Gonzaga, embora inicialmente tivesse o impulsionado para uma atitude violenta (enfrentar armado de faca o pai da moça) após uma reflexão das possíveis conseqüências que essa ação poderia ter trazido a sua família, se impelido pela motivação de buscar uma vida melhor e acreditar que mostrando ser um homem honrado pudesse ser digno de possuir sua paixão como esposa.

Pensando nisso que veio pergunta inicial a minha pequena mente pensante: o que nos motiva a seguir em frente mesmo quando o universo parece conspirar contra nós? Acredito que uma serie de fatores podem ser dados como resposta. Analisando o contexto do episodio em questão penso que a formação familiar em muito contribuiu para a reflexão e retomada de posição frente ao problema, só me vem à lembrança o trecho da canção: “Luiz, respeita Januario; Luiz, respeita Januario; Luiz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso e com ele ninguém vai; Luiz respeita os oitos baixos do teu pai” Respeita Januário – Luiz Gonzaga.

A reflexão é valida, partindo do ponto de vista que cada individuo receberá uma educação familiar única e singular entendemos que o posicionamento e atitudes tomadas frente a uma mesma situação podem, e serão, ser variáveis. A motivação pode ser a vontade de ser melhor, de ganhar mais dinheiro, de chegar primeiro ou mesmo de conquistar aquele amor não correspondido ou proibido, seja qual for surge então outra questão, dizem que os fins justificam os meios, então entendamos que os fins sejam neste caso a motivação. Será que qualquer atitude seria justificada pela conquista de sua “motivação”? Justifica roubar um quilo de alimento no supermercado se o que me motivou foi à fome do seu filho? Justifica enganar meu parceiro (a) se o que me motivou foi saciar um desejo sexual meu?

Nem sempre nossas motivações podem nos levar a agir corretamente. Sermos criteriosos e honestos conosco pode nos ajudar a refletir melhor o resultado de nossas ações.

enfim, só pra pensar um pouco mesmo,,, beijocas carinhosas a todos..

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário